segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Por que ler para uma criança?

Temos sempre postado dicas e opiniões a respeito de nossas leituras e hoje decidimos fazer uma reflexão do porquê é importante ler para uma criança.  Atualmente temos observado muitas pessoas que não gostam de ler ou não tem paciência para ler. Como sou professora universitária também observo a dificuldade que muitas pessoas tem em se expressar tanto oralmente quanto na escrita. Assim, acreditamos que para mudar esta realidade a longo prazo, precisamos estimular as crianças para que elas se tornem adultos que se expressem e escrevam bem. Isso será possível a partir da leitura para as crianças desde muito novos. As crianças precisam criar o hábito da leitura e entender que a leitura é uma grande brincadeira. Por exemplo, em nossos passeios ao shopping, a pequena Maria prefere entrar em uma livraria a uma loja de brinquedos. 
Pensando nisso, a seguir apresentaremos a você alguns motivos para ler livros infantis para uma criança e também de frequentar livrarias, contações de histórias e bibliotecas para estimular o gosto pela leitura. Importante destacar que os itens aqui apresentados representam a opinião de uma mãe que tem lido muito para sua filha de 5 anos, desde que ela era uma bebezinha e tem funcionado muito bem. 




Desenvolvimento da linguagem oral

Quando escuta histórias a criança vai se familiarizando com as palavras e também aumentando o seu vocabulário. O livro infantil a apresenta palavras ainda desconhecidas e também, indiretamente, a forma como as frases são formuladas. Isso faz com que ela comece a utilizar estas palavras e expressões no seu dia a dia.  



Dica: sempre que lemos um livro que nos apresenta palavras diferentes pergunto à Maria se ela sabe o que significa, não sabendo, a explico e buscamos outras formas de utilizar a mesma palavra.




Reconhecimento das letras e das palavras

A leitura diária possibilita que as crianças tenham acesso ao mundo das letras e das palavras. Ao ser estimulada, a criança começa a identificar as letras e com o passar do tempo reconhece que as letras juntas formam palavras. 




Dica: Como Maria está na fase de letramento, sempre brincamos de "com que letra começa" Pegamos o livro e ela me diz as letras de todas as palavras do título. Outra brincadeira é o reconhecimento das palavras repetidas. Por exemplo: nos livros do Charlie e Lola, ela sempre procura onde está escrito Lola na história. 



Entendimento de como é o funcionamento da leitura

Ler um livro possibilita que a criança entenda a ordem da leitura. Onde começa a frase e onde termina. É importante sempre explicar a ordem das palavras, isso possibilita o entendimento do que está escrito em cada página. 


Dica: Agora sempre seguimos as palavras lidas com o dedo (da mamãe ou o dela), assim Maria vai acompanhando e entendendo o que está sendo lido. 




Desenvolvimento da imaginação e criatividade

O livro nos proporciona viajar na história. E as crianças também podem viajar no mundo da leitura. Ao lermos para uma criança, ela pode se imaginar princesa, fada, bruxa, lobo, e outros mil personagens. A contação de histórias também estimula isso, transforma a história numa grande brincadeira e estimula as crianças a participar ativamente da história. 


Dica: sempre que podemos levamos a Maria a contações de histórias em nossa cidade. Também há bons canais de contação de histórias no youtube. Gostamos muito do da Brinque-Book que apresenta histórias muito legais. 



Momentos únicos entre pais e filhos

Quem não gosta de ficar grudadinho com seu filhote? É uma delícia não é? Então, os momentos de leitura proporcionam estes momentos. Ficar juntinho, contando histórias, conversando sobre o que foi lido. 


Dica: Escolha um momento do dia e um local para a leitura com seu filho, tranquilo sem distrações (celulares, TV e outros). Temos o hábito de sempre ler antes de dormir. Maria já sabe e sempre vem com o livrinho escolhido embaixo do braço. Também frequentamos muito livrarias, que tem o espaço de leitura, sentamos no chão e perdemos a noção do tempo lendo os livrinhos. 



Conhecimento cultural

Os livros sempre apresentam aspectos culturais. Com os contos de fadas podemos discutir os modos de vestir da época, os lugares em que se vivia, a história. Livros mais contemporâneos também apresentam questões culturais de diferentes locais. Por exemplo: o modo de falar de uma personagem, também o modo de vestir, os locais de destaque da história (por exemplo Torre Eifel).  



Dica: na leitura sempre discutimos o que estamos lendo, o que podemos aprender com as personagens? Qual seu modo de agir? Como ele está vestido? Como ele fala? Por que ele está se expressando desta forma? Que lugar é este? Sabe onde fica? Enfim, procuramos sempre entender a cultura que está implícita na história. 


E para finalizar, um infográfico apresentado pelo projeto do Itaú - Leia para uma criança resume tudo o que foi abordado aqui:



Nenhum comentário:

Postar um comentário