quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Resumo do mês de setembro!

Este mês foi mais corrido que o convencional, mas o hábito da leitura continua firme e forte. Continuamos com nossos passeios literários. Almoçamos quase todos os dias no shopping e quase todos os dias Maria pede para entrar na livraria, também visitamos a biblioteca da Universidade e Maria adorou, por que se sentiu "gente grande". Lemos pela primeira vez um livro com mais de 100 páginas. Um capítulo por dia e  finalizamos rapidinho, Maria adorou usar o marcador de página para saber onde havíamos parado a leitura e ficava na expectativa do próximo capítulo. Foi tão divertido que já iniciamos mais um livro assim (os dois do Frozen, já postamos a dica deles aqui no blog, para saber mais clique aqui). Confira abaixo alguns de nossos momentos:



Passeios em livrarias e bibliotecas





Alguns livros lidos






Participação no #temcriançalendo

Adoramos participar da postagem coletiva do #temcriançalendo com tema de livros de viagens. Este é um projeto super legal de várias blogueiras que dão dicas de livros infantis. Escolhemos dois livros de viagem que a Maria adora. O livro "A volta ao Mundo" da Dora Aventureira nos fez companhia em nossa temporada em Portugal e conta a aventura da Dora ao entregar pulseiras da amizade para crianças de diferentes partes do mundo. 
O livro "Brujas contada a los niños", apresenta a cidade de Bruges na Bélgica, por meio da história e foi um lindo presente trazido pela vovó. 





Participação em Projetos de Leitura

No mês de setembro ficamos super felizes por participar de dois projetos de literatura. O Projeto Biblioteca Circulante, onde indicamos o livro Pictocuentos e no Brincadeiras Literárias, apresentamos as resenhas abaixo:

"Como somos a Mamãe e Maria Leitoras, faremos duas dicas literárias e, como temos uma ligação forte com Portugal, vamos falar de dois livros bacanas do Saramago.
Dica da Maria: O Silêncio da Água - Cia das Letrinhas. 

Resumo: José Saramago foi um grande escritor, autor de muitos livros, conhecidos no mundo todo, mas antes disso foi menino e gostava de pescar. Neste livro lembra de uma aventura da sua infância, quando vivia perto da foz de um rio chamado Almonda e encontrou um peixe enorme (cópia literal da contracapa do livro).

Opinião: ao passearmos na livraria ficamos super felizes em encontrar um livro do Saramago para crianças e já fomos rapidinho ler. A história é bem interessante e nos fez viajar a Portugal pela memória. A história do peixe grande chamou a atenção da Maria. As ilustrações também foram outro ponto de destaque, elas são diferentes, parece que foram feitas com recortes de revistas, tanto que esta foi uma das perguntas da pequena Maria, por que o menino foi feito com folha de revista? Trabalhamos sobre como a imaginação é interessante, primeiro por conta da história e também por que fomos nos imaginando novamente em Portugal, às margens do Tejo.

Dica da Mamãe – Viagem a Portugal – Companhia das Letras

Resumo: Deslocando-se no tempo e no espaço, de Lisboa ao Alentejo, entre o Algarve e Trás-os-Montes, José Saramago faz a viagem dos sonhos de todas as pessoas que um dia quiseram conhecer a terra em que nasceram. Viajante amoroso, ele experimenta a felicidade que pode haver em acertar a estrada ou em errar o caminho, em deixar que os itinerários sejam traçados pela vontade ou pelo acaso. Depois percorridas todas as paisagens, conclui que sempre poderá recomeçar: “Nenhuma viagem é definitiva” (cópia literal da contracapa do livro). 

Opinião: Para quem gosta de viajar fisicamente ou conhecer novos lugares a partir da leitura, este é o livro ideal. Quando fui selecionada para o doutorado em Portugal, logo li este livro para ter conhecimento prévio sobre os lugares e os costumes da pátria mãe. Me apaixonei e me encantei por ele, pois Saramago mexe com nossa imaginação e nos faz assumir o papel do viajante (personagem principal da obra). Em cada parada, é apresentado o local detalhadamente e também os hábitos de seus moradores. Depois de estar em Portugal reli alguns trechos da obra, pelos locais aqueles que passei, a leitura me transportou novamente e a partir das descrições me vi nos pontos relatados. Por fim, como uma amante de viagens, acredito na afirmação do autor “O fim duma viagem é apenas o começo doutra. É preciso ver o que não foi visto, ver outra vez o que se viu já, ver na Primavera o que se vira no Verão, ver de dia o que se viu de noite, com sol onde primeiramente a chuva caía, ver a seara verde, o fruto maduro, a pedra que mudou de lugar, a sombra que aqui não estava. É preciso voltar aos passos que foram dados, para os repetir, e traçar caminhos novos ao lado deles. É preciso recomeçar a viagem. Sempre. O viajante volta já (p. 387)”."





Recebemos nosso primeiro livro de blogs parceiros (KidsInDoors)



E por fim a Marina Bastos publicou mais um vídeo da Maria brincando de imitá-la. 





E aí? Gostou do nosso mês? Nos divertimos muito com nossas aventuras literárias. Nos vemos em outubro com mais diversão e emoção no mundo dos livros! 





2 comentários:

  1. Encantada com essa pequena leitora.. muito amor no vídeo contando suas histórias...
    Amiga e quanta coisa boa no mês de setembro... por aqui tb amamos livrarias...
    bjss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cris, ela adora contar as histórias! Passeio em livraria é tudo de bom! Beijinhos para vcs!

      Excluir