terça-feira, 10 de novembro de 2015

O Mundinho



Livro: O Mundinho
Editora e Ano: DCL, 2008

Resumo do livro: Era uma vez um mundinho. Nele plantas e animais de todas as espécies viviam em harmonia. Um dia, porém, o mundinho recebeu um visitante muito especial: um homenzinho. Há 10 anos, Ingrid Biesemeyer Bellinghausen presenteava as crianças com o Mundinho e já plantava a semente da conscientização ambiental. Nesta edição comemorativa, a autora traz novas ilustrações que dão ainda mais graça ao livro, convidando os leitores para a tarefa de preservar o planeta (cópia literal da contracapa do livro). 


Opinião da mamãe: Já lemos alguns livrinhos do Mundinho, por que gostamos muito das ilustrações e dos ensinamentos que ele nos passa. A leveza com que a autora trata diferentes assuntos encanta os adultos e as crianças. Em uma época em que as questões ambientais estão preocupando o mundo, preparar e conscientizar as crianças para que o mundo seja melhor, nos aspectos ambientais e também nos sociais, é fundamental. Especialmente este título, da coleção de livrinhos infantis, nos permite a reflexão do quão importante é cuidarmos do meio ambiente, por que, querendo ou não, o impactamos com nossas atividades e, cabe a nós, minimizar de alguma maneira estes impactos. 

Precisamos urgentemente nos preocupar com o consumo da água, com a geração de resíduos sólidos, com o consumismo exagerado. Por que não discutir isso com as crianças e as mostrar os reflexos destas problemáticas no seu local de residência e no mundo? Podemos começar estas discussões a partir da leitura de livrinhos como este.

Quando proporcionamos às crianças reflexões sobre estes temas, podemos ter esperança, podemos começar a formar uma geração mais preocupada com o meio ambiente e com o seu próximo. Vamos conscientizar nossas crianças, afinal elas são o futuro!

Opinião da Maria: É por isso que não podemos jogar lixo no chão e no rio né mamãe? Nosso mundinho não pode ficar triste!

Nenhum comentário:

Postar um comentário