quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

UXA: Ora Fada, Ora Bruxa



Livro: Uxa: Ora fada, Ora Bruxa.
Autora: Sylvia Orthof - Ilustrações: Gê Orthof
Editora e Ano: Nova Fronteira, 2012 (8a. edição)

Resumo: Delirante. Esta história deliciosa - publicada pela primeira vez em 1985 - já se tornou um clássico de Sylvia Orthof. Ela é um bom resumo das obras dessa autora querida de crianças e de marmanjos: engraçada, surpreendente, abilolada. Uxa é sempre um caso de amor de todos nós. Prêmio O melhor para a Criança - FNLIJ 1986 (cópia literal da sinopse do livro). 

Opinião da mamãe: Sabe aquele livro infantil que te cativa pela capa? Pois este livro da Sylvia Orthof foi assim, com uma capa que mostra uma bruxa toda charmosa com seu vestido esvoaçante, sua vassoura e uma varinha. A Maria Leitora ganhou este lindo livrinho num amigo secreto e logo quis conhecer a história. Ficamos encantadas! Dentre as tantas obras desta autora, a Uxa cativa adultos e crianças pelas ilustrações, pelo texto rimado e pelo ensinamento que deixa. 


                                                            

No início da história a Uxa decide se fantasiar de fada. Já imaginou uma bruxa fada? Muitas loucuras acontecem, as suas tentativas de fazer o bem rendem uma boa e engraçada história rimada, iniciando com um táxi que vira abóbora. E não é que a fada/ bruxa ou bruxa/ fada encontra até um príncipe, que pode a transformar em uma princesa? De repente se cansa de tudo e volta a ser ela mesma, uma bruxa, que pensando estar fazendo "bruxices", está é ajudando muita gente. 


O que este livro infantil nos ensinou? Discutimos sobre o que é bom ou ruim e também sobre as mudanças que podemos ter ao longo da nossa vida. Um bom livro para a idade que a Maria está (06 anos). 


Opinião da Maria: vocês precisam ler este livro, por que as figuras são muito bonitas. Tem dias que a Uxa é uma fada e tem dias que é uma bruxa. Eu gostei muito da parte da balinha puxa-puxa. Já pensou alguém com dentadura chupando puxa-puxa? Pois neste livro tem! Ainda não entendi como a Uxa anda com um sapato de salto pontudo, mas ela deve conseguir, por que tem a foto do sapato no livro! Adorei esta história!

                                                           


4 comentários:

  1. Amei o blog e o livro. Tenho dois irmãos rsrs o mais novo tem nove anos e não gosta muito de ler, só fica jogando. Acho muito bonito o estímulo que os pais dão para os filhos começarem a ler, minha mãe sempre leu para mim e me estimulava a pegar livros, hoje posso dizer que isso valeu a pena. Tento fazer isso com meus irmãos, já que meus pais trabalham e estão sempre ocupados, mas não dá certo kkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal. Parabéns por incentivar seus irmãos! Siga nossas dicas por aqui! Beijinhos

      Excluir
  2. Amiga que história empolgante! Muito divertido ver a bruxa querendo ser fada...
    E quantos aprendizados... amei a dica!
    bjs em vcs!

    ResponderExcluir