terça-feira, 14 de março de 2017

Livros para alfabetização - Coleção Gato e Rato

Como já contamos por aqui, a Maria Leitora está no 1o. ano do Ensino Fundamental. Ela ama a escola, os amigos, a professora e os estudos. Como vocês já sabem desde pequena temos o hábito de ler juntas e com certeza isso contribuiu para que ela chegasse ao 1o. ano lendo. 

Nas suas diferentes faixas etárias utilizamos diferentes livrinhos, com diferentes objetivos. Iniciamos com os livrinhos de pano e de plástico para que ela pudesse ter contato com livros, depois vieram os de estímulo, os de atividades até que chegamos nos que apresentam ilustrações e textos fáceis para que ela começasse a ler sozinha.

Estas características encontramos na coleção de livros infantis "Gato e Rato" da Mary França e do Eliardo França da Editora Ática. Quando encontrei um livro desta coleção na livraria fiquei enlouquecida, por que na minha infância tinha vários livros desta coleção, não tive dúvidas e presenteei a Maria com um livrinho destes. 

Assim, o primeiro livrinho que ela leu sozinha foi "O pote de melado" desta coleção de livros infantis. Claro que leu do seu jeitinho com algumas dificuldades nas sílabas mais complexas, mas ficou para a sua história como a primeira leitura sozinha, sem a ajuda da mamãe. 


As palavras de sílabas simples, as frases curtas e a escrita em caixa alta são ideais para esta fase de alfabetização e possibilitaram a leitura da Maria. Outro detalhe é que as histórias são super divertidas. 


Em nossas visitas as livrarias a Maria já teve contato com vários outros títulos e os que ela mais gostou até agora foram o "Pega-pega" e "Banana".


Outra coleção de livros infantis dos mesmos autores e que também auxilia no processo de alfabetização é Os Pingos, também da Editora Ática. Esta coleção tem as mesmas características da anterior. Nesta, o livrinho que a Maria mais gosta é "Que bicho será". 



Então, estas são nossas indicações para as crianças que estão em fase de alfabetização. Uma coleção de livros infantis que acompanha várias gerações e com certeza é um sucesso!

2 comentários:

  1. Fez parte da minha infância, indico sempre que posso! :)

    Parabéns pelo blog, adoro as dicas de literatura infantil! <3

    http://www.tamiresdecarvalho.com/

    ResponderExcluir
  2. Olá Tamires, muito obrigada. Que bom que gostou do nosso blog.

    ResponderExcluir