domingo, 12 de março de 2017

Projeto Quadrinho em Movimento - Turma da Mônica

Este ano a Maria Leitora iniciou o 1o. ano do Ensino Fundamental. Como sempre gostou de livros e sempre lemos juntas, a adaptação ao mundo da aprendizagem está sendo bastante sossegada. Estamos encantadas com as atividades propostas na escola e vamos compartilhar um projeto que tem feito sucesso com as crianças da classe da Maria Leitora. 
Já no primeiro dia de aula ela chegou contando que toda sexta feira um colega traria o boneco Sansão para casa. Isso mesmo, o boneco da Turma da Mônica. Junto com ele viriam livros de histórias e um caderno para montar uma história em quadrinhos coletiva. 
Passaram-se 4 semanas para que a Maria Leitora fosse a sorteada. Que alegria foi receber esta sacolinha aqui em casa! Nela veio o Sansão, um diário, um caderno para criar a história em quadrinhos e dois livrinhos da Turma da Mônica: Pinóquio e João e o Pé de Feijão. A Maria gravou um vídeo para mostrar os detalhes da sacola, confira no link abaixo:
Na foto os detalhes do que veio para casa. 




Durante a semana o Sansão nos acompanhou por todos os lugares, brincou no parquinho com a Maria, acompanhou a leitura dos livrinhos, foi na casa da vovó da Maria e até num concerto de música clássica ele foi. Tudo isso descrito no diário do Sansão e registrado nos vídeos e fotos. 




 

 


Pelo que entendemos o objetivo do projeto é incentivar as crianças ao hábito da leitura de uma maneira lúdica. Além disso estimular a criatividade, pois uma criança iniciou a história em quadrinhos e as outras devem continuar, desenhando e descrevendo a ilustração feita. O projeto é extremamente interessante, pois considerando o perfil das crianças, o aprendizado deve ser lúdico. Aprender brincando é a melhor alternativa para que as crianças aprendam de verdade.  




Quando o Sansão foi embora ficamos tristes, mas temos certeza que outra criança aproveitará tanto como nós aproveitamos...Parabéns ao colégio e aos professores que com criatividade tem envolvido as crianças no mundo da aprendizagem e da leitura. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário